Como o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing interferem no Marketing Educacional ?

INBOUND DESTAQ

Primeiramente, como de hábito, serei prático e direto ao ponto, serei hands on – mão na massa!

Estudei alguns livros e estudos sobre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing (o marketing de atração) e vou relacionar algumas destas estratégias para a realidade do marketing educacional. Aqui, teremos um resumo prático sobre a aplicação destas ações nas escolas. Na verdade, muitas escolas já praticam algumas ações de Marketing de Conteúdo e de Inbound Marketing há algum tempo, mas é necessário reconhecê-las e sistematizá-las.

Em resumo, Marketing de Conteúdo é o conjunto de estratégias usado para atrair clientes em potencial (e fidelizar os atuais) demonstrando, comunicando e oferecendo CONTEÚDO relevante ao público, ou seja, algo que seja de interesse do público alvo. Entenda por conteúdo, POR EXEMPLO, uma matéria escrita que vai além de citar o fato ocorrido e também “ensina” algo ao leitor. Outro exemplo é a divulgação de dicas, estudos e até os resumos das palestras que promovemos em nossas escolas.

Alguns assuntos relevantes para ações de Marketing de Conteúdo:

  • especial_oglobo_zele (5)Desfralde
  • Limites
  • Qual a idade certa dele ter um smartphone?
  • Educação Financeira começa com que idade?
  • Pais de primeira viagem
  • O segredo de uma nota alta no Enem
  • Crianças que mentem
  • Os perigos da internet
  • Dicas de redação para o vestibular

A excelência do Marketing de Conteúdo acontece quando convertemos, estrategicamente, as ações em matrículas e rematrículas. Ou seja, geramos tanto VALOR à nossa marca que o cliente impactado a escolhe frente a outras opções. O cliente que recebe um conteúdo relevante dá ainda mais importância para o colégio criando laços de relacionamento ainda mais fortes. Além disso, reforça a boa imagem institucional ou ajuda no posicionamento ou reposicionamento da marca. Com o Marketing de Conteúdo bem feito, nossos públicos (clientes em potencial e clientes atuais, pais atuais, estudantes, avós, babás, professores, funcionários etc.) percebem nossa marca como sinônimo de excelência acadêmica e como fonte de informação. E, convenhamos, essa é a percepção de marca que alavanca uma escola: ser reconhecida por sua capacidade de compartilhar conhecimento.

 

INBOUND2

E o Inbound Marketing?

especial_oglobo_zele (6)Inbound Marketing é o conjunto ações estratégicas, ou seja, o “pacote completo”, que usa do Marketing de Conteúdo para atrair os clientes a fim de conquistá-los. Webnários (seminários online), vídeos, podcasts (áudios), infográficos, mailling e blogs são algumas das ferramentas estratégicas usadas para atrair os clientes gerando valor à marca. Não esqueça nunca de que o quê, onde e como está sendo divulgado o conteúdo também pesam, além do conteúdo em si evidentemente, na hora do público formar a imagem da organização. Ler uma material sobre como por limites nas crianças em um jornal com reputação duvidosa e ler o mesmo artigo em uma revista especializadas em crianças com certeza formará imagens diferentes a respeito da marca no inconsciente do público alvo. É aquela velha, mas sempre atual, máxima publicitária: o meio também comunica, às vezes até mais do que o conteúdo em si!

Então:

Crie conteúdo relevante para o seu público (atual e potencial) nos diversos canais de comunicação de sua escola (site, facebook, instagram, jornal, podcast etc.) e com as diversas ferramentas de comunicação disponíveis (vídeo, áudio, matérias etc.). Lembrando, sempre, de que os profissionais de comunicação são os mais capacitados para o gerenciamento dessas ações estratégicas com maior eficácia e eficiência.

 

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>