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Podcast: uma tendência “requentada” que voltou fervendo nas escolas!

Compartilho, aqui, mais um relato de minha participação no 66º Seminário Anual de Relações Públicas de Escolas dos Estados Unidos, em julho de 2019, em Washington/DC, nos Estados Unidos.

66919389_2078559399117629_5690091644334899200_nNa mesma velocidade em que as estratégias de comunicação usando vídeos vêm crescendo, o uso de áudios vem retomando seu espaço. O uso de podcasts, coletânea de áudios, é anterior às próprias redes sociais. Surgiu na internet como uma espécie de rádio digital, ou mesmo uma maneira de armazenar e compartilhar conteúdos em formato de áudio.

No workshop “Podcasting: alcançando seu público em movimento”, Justin Dearing e Erin McCann, da Carrol ISD, partiram do princípio de que pais e estudantes têm passado cada vez mais tempo no trânsito, na academia ou mesmo caminhando ou correndo e o fazem, quase sempre, acompanhados por algum áudio. Assim, oferecer conteúdo relevante para eles em formato de áudio apresenta-se como uma forma de alcançá-los de maneira, muitas vezes, mais eficaz do que vídeos, impressos ou outras mídias digitais. Segundo pesquisa recente, 39% dos americanos ouvem podcasts mensalmente. Assim, os resultados extrapolaram motoristas e passageiros. Atualmente, nos Estados Unidos, os podcasts criados pelos colégios são amplamente acessados, principalmente por sua comunidade local.

Justin e Erin destacaram que a ferramenta pode ser usada com perfis diferentes de acordo com o conteúdo. Professores podem usar para compartilhar conteúdo pedagógico, estudantes para comunicar resultados de seus trabalhos de pesquisa e os assessores de comunicação, para comunicar os projetos, notícias, eventos e, com certeza, os resultados da escola. Sob o ponto de vista do Inbound Marketing – estratégia de marketing que utiliza-se da propagação de conteúdo relevante para criação de identificação e relacionamento com o público – é importante estar atendo à relevância do conteúdo para o público alvo.

Dicas de técnicas e equipamentos também foram compartilhadas durante o workshop como, por exemplo, gravadores portáteis e microfones podem ser tranquilamente substituídos por smartphones e seus fones de ouvido com microfone.

67157471_2078559555784280_7940221587620364288_nSe pensarmos em um crossover de instrumentos de comunicação, usar as técnicas do storytelling marketing para criar podcasts pode proporcionar o alcance de resultados de engajamento ainda mais significativos. As histórias contadas nos vídeos de storytelling podem, e devem, gerar um podcast específico com uma coletânea que, certamente, gerará ainda mais engajamento e visibilidade para escola.

Enfim, o podcast é uma ferramenta que muitos pensavam já ter caído no desuso, mas que renasce com um ar de novidade víntage e é, neste momento, a queridinha dos Relações Públicas nas escolas dos Estados Unidos. A facilidade em ouvir, em gravar, em editar, reproduzir e distribuir faz do podcast ser a ferramente que mais cresce e mais é usada atualmente.

Abaixo, uma lista de ideias para conteúdos de podcasts escolares:

  • As notícias postadas nos sites;
  • As palestras para formação de professores;
  • As palestras para pais e responsáveis;
  • Professores podem, por exemplo, avaliar um trabalho escolar a partir de um podcast feito pelos estudantes;
  • As mensagens sazonais de diretores, coordenadores ou membros do corpo discente;
  • As entrevistas ou bate-papos com especialistas;
  • Alguns vídeos já existentes podem tornarem-se conteúdos para podcasts;
  • As circulares e comunicados importantes;
  • Audiolivros infanto-juvenis gravados por estudantes.

Para começar ontem:

  • Dica mais importante: NÃO ESPERE ter o microfone ideal, ter o app ideal, ter o texto ideal, ter a pessoa ideial… comece hoje e amanhã faça melhor e depois melhor ainda.
  • Para gravar, você pode utilizar o gravador de voz de seu smartphone.
  • Dê preferência ao microfone do fone de ouvido, ele capta o som de forma mais direcionada sem tanto ruído externo.
  • Grave em um ambiente silencioso, sem eco.
  • Crie uma vinheta curta de abertura de podcast para marcar sua assinatura.
  • Anchor é um aplicativo no qual você pode gravar seu podcast e ele mesmo distribui nas principais plataformas como Spotfy, por exemplo.
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