Diante dos questionamentos sobre a volta às aulas presenciais, a Zele Comunicação desenvolveu um estudo baseado em informações coletadas sobre instituições de ensino de diversos países. As considerações têm origem em uma pesquisa dos relações-públicas, José Alessandro e Thaís Enseñat a partir de documentos oficiais da UNESCO e de países como França, Espanha, Portugal, China e os Estados Unidos. Também foi pesquisada a vivência de escolas e profissionais do meio educacional em Portugal e nos Estados Unidos, além de indicações consideradas em seminários online com profissionais de educação e saúde dos Estados Unidos e do Brasil.
Lançamento com parceria internacional
A cartilha foi lançada para o público em uma live - simultânea no Facebook e no Youtube – que alcançou a marca de 2 mil visualizações de escolas de todo Brasil. A transmissão foi com link ao vivo direto de Lisboa, com a relações-públicas portuguesa Catarina Coutinho – responsável pela comunicação de um dos maiores colégios de Portugal, e com um dos autores da cartilha, o diretor da Zele Comunicação, José Alessandro, relações-públicas especialista em comunicação educacional. (Assista à live)
Além da cartilha, vídeos e lives sobre o assunto
O documento reúne sugestões e dicas divididas em cinco eixos que tem como objetivo nortear e auxiliar instituições de ensino no retorno às aulas presenciais pós isolamento social. Após o lançamento, a cartilha – até 17/06 – já foi acessada por 104 profissionais de colégios no Brasil em um ambiente exclusivo de ensino a distância criado para este fim. Neste EAD, além da cartilha, o vídeo da live, fórum de discussões e vídeos sobre a volta às aulas presenciais no mundo estão organizados em forma de aula a distância com direito a certificado, e o melhor, gratuito. Acesse aqui.
A cartilha está organizada em quatro eixos e um extra:
1. Preparar o retorno
2. Rotina: novos hábitos, um novo normal…
3. Comunicar sempre. Em momentos assim, ainda mais!*
4. Cuidar de si e do próximo
5. Extra: E como fica a captação de alunos novos?*
Além da versão que veio ao público, há uma versão ainda mais completa com orientações estratégicas visando retenção e captação de estudantes, sob o ponto de vista do marketing educacional. Esta versão foi feita com exclusividade para as 9 escolas assessoradas pela Zele Comunicação no Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal.
Acesse a cartilha aqui, no endereço zele.eadbox.com.br !
Sobre os autores:
José Alessandro de Oliveira, Relações Públicas CONRERP 3591 Especialista em comunicação e marketing educacional, 23 anos de experiência dentro de escolas e 2 prêmios recebidos em Washington/USA no 66º Congresso de Relações Públicas de Escolas dos Estados Unidos. Sócio fundador da ZELE Comunicação e conselheiro do Conselho Regional de Relações Públicas do Rio de Janeiro.
Thais Cristine Enseñat, Relações Públicas CONRERP 3893 Especialista em comunicação e marketing educacional, 7 anos de experiência dentro de escolas, assistente de comunicação na ZELE Comunicação.
Consultoria psicológica: Luciana Biulchi – Psicóloga, CRP: 05/49922
Jornalista: Maria Serpa
Produção: ZELE Comunicação
Comentários