Treinamento de atendimento cria “embaixadores da escola”, segundo a Presidente da New York School Public Relations Association

Pergunte ao gerente de marketing da Vivo – ou de qualquer prestadora de serviço – quanto ele pagaria para ter em um prédio 100% de seus clientes atuais, 5 horas por dia, 200 dias por ano?

Após acordá-lo do possível desmaio em função da êxtase em imaginar o cenário dos sonhos, explique-o que isto acontece anualmente em escolas do mundo todo e que a grande maioria ignora este fato.

Capacitar funcionários, professores e gestores para o atendimento que encanta está cada vez mais na pauta das grandes redes de educação. Ciente desta necessidade, a Zele disponibiliza anualmente para seus clientes o treinamento “Atendimento, todos o tempo todo”. Ministrado por seu diretor, José Alessandro, o workshop tem como premissa o bom atendimento como o combustível para um relacionamento duradouro e satisfatório entre a instituição e seus públicos.

“Criamos e atualizamos anualmente o treinamento pois estamos cientes do que indicam pesquisas e estudos sobre o comportamento dos clientes de escolas e demais prestadores de serviço”, explica José Alessandro. Pesquisas nacionais e internacionais afirmam que em média 86% dos clientes que trocaram de prestadores de serviços o fizeram por causa do mal atendimento. “Temos os ‘clientes’ dentro de casa, evidente que num mercado onde o boca a boca é o principal fator decisivo, as estratégias de marketing devem estar voltadas para um atendimento de excelência”.

Victoria Free Presser e José Alessandro

Victoria Free Presser e José Alessandro

Em janeiro de 2013, o treinamento foi apresentado em reunião com a Presidente da New York School Public Relations Association - Associação de Relações Públicas de Escolas de Nova Iorque, Sra. Victoria Free Presser. “Vocês desenvolvem exatamente o mesmo trabalho de Relações Públicas que desenvolvemos nas escolas aqui. A única diferença é que é em português. Treinamentos como este fazem com que o bom atendimento crie mais que empregados e funcionários, ele implementa ‘embaixadores’ para nossas escolas”, disse Victoria durante reunião com José Alessandro e Leandro Portella, sócio da Zele Comunicação, na cidade de Scarsdale, New York, nos Estados Unidos.

O workshop já foi ministrado em Colégios da Rede La Salle (Porto Alegre/RS), da Rede de Educação Notre Dame (Rio de Janeiro/RJ e Brasiília/DF), no Centro Esportivo Ramiro (Rio de Janeiro/RJ) e do Instituto Nossa Senhora da Piedade (Rio de Janeiro/RJ e Sobradinho/DF). No Rio de Janeiro, funcionários dos Colégios Mopi e da Fundação Bradesco de Educação também já receberam o treinamento.

É uma boa oportunidade de qualificação nos processos de atendimento para os momentos de recesso ou mesmo para os encontros de formação continuada que acontecem nas instituições de Ensino.

Desenvolvido na forma de uma oficina teórico-prática sobre o bom atendimento gerador de satisfação, confere aos profissionais que participam a possibilidade de descobrir de uma forma lúdica e prática como ampliar a satisfação através do atendimento competente.

A qualificação dos serviços prestados pode, e deve, começar pelo atendimento. No workshop, criado e ministrado pelo Assessor de Comunicação José Alessandro, com 17 anos de experiência e vivência no assunto, os participantes conhecem, aperfeiçoam e exercitam temas como:

  • “Como eu sou e gosto de ser atendido?”,
  • Treinamento no Colégio Notre Dame Ipanema

    Treinamento no Colégio Notre Dame Ipanema

    “Boca-a-boca na prática”,

  • “Onde e quando acontece atendimento?”,
  • “O momento mágico: empresa vira pessoa!”,
  • “Quem é o cliente?”,
  • “Conhecer melhor para atender melhor”,
  • “Porque atender bem?”,
  • “Postural real, virtual, digital e tal…”,
  • “Escala do atendimento”,
  • “Aguçando a percepção”,
  • “A mensagem da água – seja positivo”,
  • “Comprometimento em uma nova época”,
  • “Orgulho em fazer perte desta escola, desta rede, desta história!” e
  • “Orgulho em atender bem”.

Durante os encontros, técnicas teatrais são usadas para a compreensão do diferencial de um atendimento: interpretando e vivenciando cenas de bom e mal atendimento sob um olhar crítico desenvolvido ao longo do workshop. O grupo também conhece a “Escala de Encantamento” criada a partir da relação entre três pilares: tipos de atendimento, intensidades de percepção da marca e tipos de clientes. Técnicas de comunicação são aplicadas com exercícios dinâmicos proporcionando que os participantes percebam o quanto tudo comunica: olhar, roupa, postura, fala, caminhar e até o “parar”. Uma pesquisa científica sobre o poder do pensamento positivo e negativo é apresentada ao final do trabalho convocando os participantes a uma linha de pensamentos e atitudes de orgulho em atender bem e a fazer parte de uma instituição que prima por bons relacionamentos.

 

Alguns depoimentos:

“Sempre comprometidos com a formação de nossos colaboradores, na última semana, contamos com a presença de José Alessandro, da ZELE Comunicação e Produção Cultural, com um workshop sobre Atendimento – todos o tempo todo. Nesse encontro, participaram os funcionários, as psicopedagogas, coordenações pedagógicas e direção. O treinamento foi desenvolvido de forma lúdica e prática ampliando a satisfação por um atendimento competente. Trabalhamos os conceitos do bom atendimento e os “porquês” de utilizá-los no dia a dia, exercitamos conceitos como: “Como eu gosto de ser atendido?”, “Onde e quando acontece o atendimento?”, “Escala do atendimento”, “Criando e administrando indicadores estratégicos de atendimento”, “Marketing de emoção” e o “Orgulho em atender bem.”. Ao final dos trabalhos, além de todas essas dinâmicas, tivemos técnicas de comunicação que proporcionaram o quanto tudo comunica: olhar, roupa, postura, fala, caminhar e até o parar. Foi um encontro bem produtivo, de reflexão e análise da qualidade de nosso atendimento.” – Colégio Notre Dame Brasília – DF.

“Esse tipo de evento é muito importante pois pude ver o quanto é gratificante um bom atendimento. Eu já pratico muitas coisas que foram abordadas, mas sempre podemos aprender mais com as novas mudanças do cotidiano. O palestrante abordou tudo que vivenciamos no dia a dia de um jeito bem irreverente. Foi muito bom, recebemos mais motivação para continuarmos cada vez melhor.” - Valdemy, diciplinario do Instituto Nossa Senhora da Piedade, Rio de Janeiro/RJ.

“Eu sou recepcionista do INSP e a palestra foi muito interessante por que mostrou o quanto é importante ter satisfação do nosso publico alvo e ensinou a atende-lo e uma forma mais agradável. A palestra foi muito boa pois, além de nos ensinar nos divertiu com uma pequena apresentação teatral sobre atendimento.” - Danúbia, recepcionista do Instituto Nossa Senhora da Piedade, Rio de Janeiro/RJ

“Aprendi que o funcionário faz a imagem da instituição. Quando alguém a procura, o primeiro contato acontece quando o cliente chega para solicitar uma informação. Em função desse contato o cliente cria uma imagem associando a pessoa que lhe prestou o atendimento ao serviço da empresa.  Por isso a importância de cativar o cliente e mantê-lo satisfeito. Quero parabenizar o INSP  e o palestrante pelo treinamento pois é importante o atendimento de excelência na instituição”. - Ana Ruth, secretária escolar

“Com base no que foi falado e mostrado no treinamento, chegamos conclusão de que o bom atendimento é essencial para qualquer   instituição como um diferencial qualitativo e também de que o trabalho em equipe gera um bom atendimento.” - Priscila, Mirian e Fernanda, auxiliares pedagógicas do Instituto Nossa Senhora da Piedade, Rio de Janeiro/RJ

 

LINK DAS MATÉRIAS:

http://ipanema.notredame.org.br/noticias/historico-de-noticias/workshop-em-atendimento-no-notre-dame/ 

http://ipanema.notredame.org.br/noticias/funcionarios-notre-dame-recebem-capacitacao/

http://brasilia.notredame.org.br/destaque/formacao-continuada-atendimento-o-tempo-todo/

http://www.insp2.com.br/?p=691

 

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>