NYIT Summer Pre-college Diary 2015

*Atenção, estamos postando praticamente ao vivo, durante as aulas, nos computadores da NYIT e eles não possuem nossa acentuação. Por isso a ausência de nossos amigos acentos! Assim que possível acentuaremos.

 

July, 08 – A rock show without a rock show

11056066_10153059577835028_4283677812790440292_nUm show de rock sem um show de rock! Se no roteiro criado pela turma há um show de rock, há de ser feito o show de rock. E como filmar um show de rock sem um show de rock? Dia de aprender a criar novos efeitos especiais usando sobreposição de imagens. Ao longo do curso, a metodologia funciona muito entusiasmando os alunos que curtem ver seu roteiro tomando vida. Foi dia de filmar várias vezes pequenos grupos e depois, no computador, sobrepô-los e criar uma multidão.  “A possibilidade de trabalhar com equipamento profissional – câmeras, iluminação, chroma key, programas de edição e efeitos especiais – é o que mais está me chamando a atenção. Mesmo com toda dedicação de um autodidata ou mesmo em um curso, o diferencial de ser profissional influencia positivamente no aprendizado”, explica Cezar Adnet que também não poupa elogios à grande experiência e atenção dada pelos professores ao longo das aulas.

bhTip of the day:  B&H é uma loja, um ponto-turístico ou um parque de diversões para quem curte fazer cinema e foto? Tudo junto! A mais famosa loja de equipamento audiovisual do planeta é parada obrigatória em Nova York. Localizada relativamente próxima ao NYIT – na 9th Avenue, entre a 34th e a 33rd street – a loja entrou para o nosso roteiro pós-aula. Câmera que filma em 360 graus, impressora 3D que “cria” objetos plásticos, drones – câmeras que voam, microfones de última geração e até os milhares de acessórios para câmeras fazem um final de tarde ser pouco para conhecer todas as novidades. E o que mais agrada: tudo pode ser tocado, testado, usado e – o melhor – com ajuda dos vendedores que entendem muito do que estão vendendo. Até o Cezar que entrou na loja dizendo que preferia comprar pela internet se rendeu ao encanto da B&H onde você pode testar, experimentar e “ver com as mãos” – coisa que brasileiro adoro. Mas, nem só de novidades se faz a loja, uma seção na subida do primeiro para o segundo andar, apresenta um minimuseu com dezenas de câmeras antigas. Dica da dica: preste atenção ao calendário específico da loja no site deles pois, por seu uma loja de uma família judaica, os feriados e dias de folga também seguem a cultura judaica.

Clique aqui e saiba mais sobre o intercâmbio pre-universitario no NYIT

 

July, 07 – Dia de incêndio

IMG_0142[1]“Spreading Fire on Maya”  é o título desta aula. Maya é um programa profissional para criação de efeitos especiais e, nesta aula, a turma aprendeu a criar fogo artificial digitalmente e inseri-lo em uma cena. Empolgados com a criação de efeitos especiais alguns alunos tiveram uma dificuldade: desligar e descer para almoçar. Cezar foi o último a sair, ele o o professor empolgaram-se criando um efeito especial e foi difícil convencê-los a almoçar. “Quando trabalhamos com algo que gostamos muito, é  assim mesmo, não vemos o tempo passar e queremos sempre mais” explicou Tom Madrigal, professor de efeito especiais. Em outro momento do curso, as salas locais onde as cenas serão gravadas foram visitadas pelos alunos. Com o roteiro rascunhado na aula anterior, ficou fácil encontrar objetos e utensílios para compor o cenário do escritório que ambientalizará algumas cenas do curta metragem que a turma está produzindo. Foi incrível perceber como o fato de eles ”colocarem a mão na massa” e montar o cenário do escritório, escolhendo objetos e imaginando onde os atores ficarão e o que farão foi uma atividade extremamente catalizadora de criatividade. Pareciam crianças empolgadas brincando e mal sabiam eles o quanto estavam aprendendo e aguçando sua criatividade. A turma voltou a sala para finalizar o roteiro com ideias ainda mais criativas para por em pratica.

IMG_0155[1]Tip of the day: Walk around… caminhar pelas redondezas é o programa mais indicado quando se está em Nova York. Hoje, após o curso, cruzamos o Central Park e depois caminhamos até o Briant Park, atrás da Public Library of New York (PLNY) – a Biblioteca Pública de Nova York. O Briant Park é um pequeno oásis verde em meio mar de arranha-céus de Manhattan. No verão, o Briant Park está sempre lotado de pessoas curtindo seu lunch time ou fazendo alguns dos vários workshops gratuitos oferecidos pela Public Library. No caminho, passamos pelo Radio City Theater, cenário de cenas do clássico Alone Home 2 (Esqueceram de Mim 2). Outra parada que vale a pena, principalmente para quem é fã do seriado Game of Thrones: a loja dos seriados da HBO (1100 Avenue of the Americas).

Clique aqui e saiba mais sobre o intercâmbio pre-universitario no NYIT

 

July, 06 – “You are all producers!”

image1O primeiro dia de aula é sempre excitante. E quando esta aula é a primeira de um curso que pode representar um grande passo na sua vida? É ainda mais estimulante! A aula estava agendada para as 10h. Combinamos sair do residencial às 8h, mas às 7:30 já’ estávamos prontos. Tempo suficiente para tomar café da manha com tranquilidade – um típico café da manhã nova-iorquino com os tradicionais café e bagel vendidos nas carrocinhas (igual aos filmes). Chegamos ao NYIT às 9:20, juntamente com outros quatro estudantes. Uma das professoras do curso, Donna Betancourt, ficou impressionada com os alunos que chegaram cedo “Amazing! That’s the way we work, you are really all movie producers!” (Incrivel! E’ deste jeito que trabalhamos, voces sao gente de producao de cinema mesmo!), disse a educadora entusiasmada com os primeiros da turma de 11 alunos.

Segundo Tom Madrigal, outro professor, o curso foi criado de forma intuitiva e prática, por isso os estudantes gostam tanto e ficam tão entusiasmados com as aulas, pois já nos primeiros minutos manuseiam câmeras e começam a criação do roteiro do curta metragem que produzirão nos próximos dias.

Tip of the day: O “lunch time” e’ um ótimo momento quando você está localizado na Broadway e ainda perto do Central Park. O newyorker, assim como muitos estrangeiros, fazem seu lanche na rua mesmo, num banco, no gramado, na praça. Comer na rua é natural e super-normal. Usamos o momento do almoço e compramos comida para viagem (to go) e comemos no gramado do Central Park, com um esquilo olhando-nos e implorando por um pedacinho (mas não o alimentamos para o bem dele pois os temperos e sal que usamos fazem mal a eles). O restaurante de hoje foi o Chipotle. É uma rede de fastfood mexicano – tipo um Spoleto – onde o atendente fica perguntando rapidamente quer isso, quer aquilo, quer tal coisa… e você tem que ser rápido o bastante para não parar a fila. É divertido, barato (com $12 você come bem) e muito bem servido! O problema e para quem não curte apimentados pois as opções são na maioria picantes, mas nada que faça você sentir-se um dragão.

Clique aqui e saiba mais sobre o intercâmbio pre-universitario no NYIT

 

July, 05 – Hey New York, here we are!

11707662_1623999314545607_2380603664978269961_nA chegada no departamento de imigracao eh cada vez mais tranquila. Fica tudo mais simples com a carta de recomendação e boas vindas do NYIT. E agora ainda ha’ uma utoA ida do aeroporto JFK para Manhattan faz-se com muita agilidade usando o AirportTrain e o Subway (metrô). Voltando ao assunto. O metrô, pela linha E, nos deixa praticamente na porta do Residence, que fica no 300 west 20th street (Veja o mapa).

 

O residence e’  incrivel e superou todas as expectativas. A localização é muito boa, clique no link acima e veja, no Chelsea – um dos bairros mais descolados e jovens de New York e de acesso fácil e simples para qualquer parte da cidade. No alojamento, cada suite tem 12 quartos individuais que compartilham uma grande cozinha e os banheiros. No subsolo, academia, lavanderia, sala de estar… Enfim, estadia de primeira e com vista para o Empire State Building (veja na foto)!

Enfim, chegamos bem, esta’ calor, já fizemos o checkin e vamos caminhar, afinal New York foi feita para quem gosta de caminhar! Amanha começam as aulas!

Clique aqui e saiba mais sobre o intercambio pre-universitario no NYIT

 

July, 04 – Independence Day

11224377_1623178361294369_8448270891198388621_nNeste ano, 2015, o dia do embarque para Nova York caiu justamente no 4 de julho, o principal feriado norte-americano, o Dia da Indenpencia, declarada em 1776. Para a familia, esta data tambem teve o significado de independencia, afinal, permitir ao filho um passo tao importante quanto este e um grande incentivo a sua independencia. Enfim… É hoje! Na foto, o Cezar despede-se do pai e da mãe rumo a um importante passo para seu futuro e também rumo a muita diversão, afinal New York é muita curtição. E o melhor de tudo, vai ser voltar da diversão com um certificado NYIT.

Clique aqui e saiba mais sobre o intercambio pre-universitario no NYIT

 

June, 30 – Our last meeting

Foi o dia de nossa ultima reuniao com os pais. Momento de conferir toda a documentacao necessaria e de fazer os combinados de pre-embarque, de embarque e de pos-embarque. A reuniao acontece com quase uma semana de antecedencia da partida para que, caso surja alguma pendencia, ainda haja tempo habil para resolve-la. Você sabia que já é possível, na hora de emitir o passaporte de um menor de idade, autoriza-lo a viagens desacompanhado? Esse procedimento cria e imprime a autorização no próprio passaporte, o que facilita e agiliza muito o processo de embarque internacional para um intercâmbio ou curso no exterior!

Clique aqui e saiba mais sobre o intercambio pre-universitario no NYIT

 

10985920_10153051752880028_2472539247113873069_n

 

Carta de agradecimento

Há algum tempo, conversei contigo sobre os cursos pré-universitários do NYIT, em Nova York. Os meses passaram-se e o dia está chegando…

Tivemos mais de 60 interessados em participar dos cursos oferecidos pelo NYIT, no entanto, como temos acompanhado na mídia, a crise cambial adiou muitos sonhos.

Eu disse “adiou” pois sonho não se deixa de sonhar!

Em janeiro, recebi um telefonema do Jornal O Globo. Eles tinham interesse em fazer uma reportagem sobre a parceria com o NYIT e queriam entrevistar um aluno que fosse participar do programa.

Liguei para a família de um aluno do Notre Dame, o Cezar, o primeiro que demonstrou interesse quando divulgamos o curso em 2014. A família então explicou-me que gostariam de participar mas era ainda apenas um sonho.

Fui taxativo e propus: vamos fazer a matéria, mas diga que ele vai! Não vamos deixar de sonhar. Se vocês querem, é possível. Deus vai ajudar a realizar este sonho, vamos sonhar com fé!

Hoje, fico feliz em comunicar que o sonho virou realidade e mais do que isso, vamos acompanhar o dia a dia do estudante postando fotos e vídeos do curso.

As aulas começam na próxima semana. E você vai acompanhar tudo pelo nosso facebook - https://www.facebook.com/NYITSummerProgram

Foram muitos os esforços para concretizar o sonho do Cezar. Esforços da família, da Zele - responsável pela divulgação dos cursos Pre-college no Rio de Janeiro, do Colégio Notre Dame, da Carol Rizzoto, responsável pelo programa em NY e até do reitor do NYIT, Mr. Rahmat Shoureshi possibilitaram que o curso acontecesse,

A partir da próxima semana, você poderá acompanhar pelas redes sociais, o dia a dia do estudante carioca que fará, junto com estudantes norte-americanos e europeus o curso pré-universitário de cinema no NYIT, com duração de duas semanas.

Para 2016, a parceria entre a Zele e o NYIT – New York Institute of Technology – segue e auxiliará estudantes de Ensino Médio, com 16 anos completos até julho de 2016, a aderirem a um dos cursos pré-universitários (Pre-college) durante o mês de julho em Nova York: “Cinema”, “Design e Animação 3D”, “Arquitetura”, “Tecnologia e Engenharia” e o “Intensive English Language Studies”.

Antecipadamente, agraceço e espero suas curtidas, comentários e compartilhamentos! Estarei, junto com o Cezar, registrando o dia a dia do curso a partir deste sábado, 4 de julho!

E viva o 4 de julho, o Dia da Independência dos Estados Unidos da América!

José Alessandro
Diretor – Zele Comunicação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>