Mais um workshop de atendimento

“Atendimento: todos o tempo todo!” é uma das palestras mais tradicionais oferecida pela Zele. Um treinamento teórico e prático sobre o bom atendimento gerador de satisfação em instituições de ensino. Quarta-feira (29/07) foi a vez da Fundação Bradesco, instituição educacional que promove inclusão social presente em todos estados do país. O evento contou com a presença de funcionários da unidade carioca, que atende mais de 2mil estudantes diariamente na Tijuca, Rio de Janeiro/RJ.

ZLE_0961O Assessor de Comunicação José Alessandro, que comandou o treinamento, primeiramente conquistou a atenção dos funcionários com humor, dando vida ao personagem teatral Seu Antônio, “o tio da limpeza”, criando, assim, um ambiente de entrosamento e descontração entre os presentes. O personagem, baseado no dia-a-dia corporativo de muitas empresas, demonstra com humor algumas das situações que foram apresentadas ao longo do encontro.

ZLE_1028Além de personagens, vídeos, áudios e dinâmicas teatrais são usadas no workshop. Em uma delas, o grupo encena uma espécie de engrenagem e, do lúdico, as conclusões de que para realizar a atividade com sucesso é preciso integrar, olhar o outro, promover trabalho em equipe, ter foco, atenção e muita visão sistêmica.

Assuntos como linguagem corporal, estreitamento de relações, atendimento personificado e atencioso, funcionário é um “embaixador” da instituição, o primeiro contato, visão sistêmica, pensamento positivo, marketing emocional dentre outros, sempre tratados com dinâmica e humor, fizeram parte do aprendizado do dia.

“O workshop atendeu exatamente o que precisávamos para motivá-los e iniciar o trabalho de formação continuada com os funcionários”, explica Márcia Nogueira, uma das coordenadoras.

Um dos principais objetivos deste tipo de treinamento é fazer compreender que o bom atendimento cria laços afetivos com quem é atendido – clientes e colegas de trabalho – e, consequentemente, proporciona uma satisfação não só do atendido mas também de quem atende. A satisfação pessoal é do funcionário que se reconhece enquanto trabalhador de qualidade que contribui para o todo da instituição em que está inserido.

CONTEÚDO DO TREINAMENTO

1. Apresentação: qual a melhor música de se ouvir?
2. Momento mágico – contato pessoal
3. Aprofundamos conhecimento sobre atendimento
4. Quando, onde, com quem e como acontecem os atendimentos
5. No atendimento o que é o mais importante:
• As pessoas – como funcionam
• O Boca a boca – como funciona
6. Marketing de emoção
7. Como criar conexões fortes e duradouras
8. O bom humor é seu aliado indispensável
9. Por que empresas perdem clientes
10. A importância da visão
• Olhar para o outro
• Visão sistêmica
• Olhar para si mesmo
11. A primeira impressão é a que fica – atendimento da Disney World
12. Postura, cuidados, comunicação, vestimenta, modo de falar
• O corpo fala
• O uniforme fala
• O gestual fala
• As atitudes falam
13. Inove, sugira, crie… Fuja do “Sempre foi assim” – a experiência dos macacos
14. A mensagem da água – força do pensamento positivo
15. Orgulho de fazer parte de uma história como a nossa

O workshop “Atendimento: todos o tempo todo”, já foi ministrado nos Colégio Notre Dame Ipanema (3 vezes), na Instituto Nossa Senhora da Piedade (4 vezes), nos colégios da Rede La Salle (3 vezes), no Colégio Notre Dame Brasília e no Instituto São José, em Brasília.

Texto e fotos: Magda Souza Ayres (estagiária de Relações Públicas)

 

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>