Palestras

Assistiu a uma de nossas palestras ou participou de um de nossos workshops?
Acesse aqui a página com os vídeos usados nas palestras.

Conheça nossas palestras, treinamentos e workshops:

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“VEEDA – os 5 fatores do profissional de excelência!”

DSC_1030Modalidade: Treinamento com exercícios dinâmicos e práticos

Duração: De 2 horas a 3 horas.

Público alvo: Profissionais com interesse em aumentar sua eficiência e eficácia

Conteúdo programático e adaptável a sua realidade:

Em uma sequência de dinâmicas, abordo os cinco quesitos primordiais quando o assunto é excelência profissional: Visão, Empreendedorismo, Empatia, Disponibilidade e Autorresponsabilidade. Alguns eu já abordo há tempos em minhas palestras, como Visão, Disponibilidade e Empatia, e necessitam, sempre, serem relembrados, revividos e revisitados. Outros, como Empreendedorimos e Autorresponsabilidade, são conceitos explorados nas mais recentes obras sobre excelência profissional que eu trago de forma viva, dinâmica e interativa.

Quadro resumo do conceito VEEDA

  Para ir além… Motor Exercitar
Visão …do seu quadrado A curiosidade Visão sistêmica
Empreendedorismo …das oportunidades A iniciativa Os desafios
Empatia …atendimento A percepção O olhar-se no outro
Disponibilidade …da expectativa A superação O improviso
Autorresponsabilidade …do problema O olhar A responsabilidade

Além das dinâmicas, teorias e exercícios!

Além dos 5 conceitos abordados no VEEDA, trabalhados dinamicamente, não abro mão de trazer aos participantes algumas pesquisas e teorias – atuais – primordiais para uma compreensão mais profunda e empírica dos assuntos tratados.

Falamos e exercitamos – sim, também há exercícios feitos na hora – a percepção e a escolha da marca para compreender melhor como a marca da instituição é construída e o que faz com que as pessoas escolham uma instituição e não a concorrente.

Ao final dos trabalhos, saem fortalecidos o trabalho em equipe, a confiabilidade e a capacidade de ampliação da satisfação dos clientes. Além disso, amplia-se a percepção de que ser excelente em no seu dia a dia é muito mais de ser um profissional melhor, é ser uma pessoa melhor fazendo seu entorno também atingir um novo patamar de qualidade.

Resumo da treinamento V.E.E.D.A.

  • DSC_1087INICIATIVA: Como são pessoas que tomam iniciativas? O que é tomar uma iniciativa positiva?
  • DISPONIBILIDADE: Estou disponível ao outro, à missão da empresa e à minha missão enquanto pessoa que quer ser cada vez melhor?
  • EMPREENDEDORISMO: Empreender não é “abrir uma empresa!” Ser empreendedor é um estilo de vida para o dia a dia.
  • VISÃO: Eu tenho visão sistêmica? Eu compreendo as partes do todo de minha instituição?
  • DEIXA QUE EU DEIXO: Como funciona se eu não funcionar? Somos mais que equipe.
  • CURIOSIDADE: Ligação direta com a empatia, com a vida, com o olho que brilha!
  • IMAGEM: Empresas têm imagem, eu tenho imagem, você tem imagem! Como está a sua?
  • COMUNICAÇÃO: Corporal e verbal. Muito além dos smartphones: smartpeople!
  • AUTORRESPONSABILIDADE: A importância de se conhecer e ser seu chefe interno.
  • PODER DA MARCA: Como você vê a marca de sua instituição? (exercícios e apresentação de pesquisas)
  • VEEDA: Visão, Empreendedorismo, Empatia, Disponibilidade e Autorresponsabilidade

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“Os 3 segredos de ouro no Marketing Educacional”

Entrevista sobre o treinamento de atendimento ao cliente em escolas.

Entrevista sobre os três segredos durante nossa participação no congresso e feira Bett Brasil Educar.

Modalidade: Treinamento com teoria e dinâmicas

Duração: De 30 minutos a 2 horas (depende do caso e do evento).

Público alvo: Gestores e diretores de instituições de ensino

Conteúdo programático e adaptável a sua realidade:

1. Temos a faca e o queijo na mão: usando nosso grande diferencial a nosso favor!
2. Comum-nique-se: aplicando instrumentos de comunicação sob uma ótica potencializada!
3. Emocione-se: recriando laços de fidelização e retenção!

Palestra focada nos gestores, com propostas de exercícios práticos para sair do evento com um plano de ação efetivo para sua escola!

Nossa visão de marketing educacional – com 22 anos de experiência e resultados significativos no dia a dia escolar, é embasada nos conceitos de Relações Públicas. Implantamos processos e instrumentos focados na satisfação e fidelização dos clientes, ampliando, assim, a visibilidade e a retenção dos clientes atuais e a captação de novos clientes.

ATENDIMENTO AO CLIENTE e RELACIONAMENTO ESCOLA x PAIS: CATALIZADOR DE FIDELIZAÇÃO E CAPTAÇÃO
Treinamento teórico-prático desenvolvido especialmente para GESTORES E DIRETORES na forma de um workshop sobre o bom atendimento gerador de satisfação e catalizador de FIDELIZAÇÃO E CAPTAÇÃO. Os profissionais que já participaram puderam descobrir de uma forma lúdica e prática como ampliar a satisfação através do atendimento competente. A qualificação dos serviços escolares pode, e deve, começar pelo atendimento. No workshop, os participantes conhecem, aperfeiçoam e exercitam temas como:

DSC_0430Humor: “A mente bem humorada irriga-se e está pronta para o plantio”
• A qualificação dos serviços prestados começa pelo atendimento. Como eu sou e como eu gosto de ser atendido?
• Boca a boca na prática e ao vivo
• Onde e quando acontece atendimento?
• ZMOT – Zero Moment of Truth
• Conhecer melhor para atender melhor
• Os 3 pilares da escala do atendimento: o tipo de atendimento, a percepção da marca e o tipo de cliente
• Marketing emocional
• Criando o diferencial
• A importância da visão sistêmica no atendimento
• Instrumentos para mensurar resultados
• O corpo fala, a roupa fala, o olho fala, até a boca fala!
• Storytelling marketing
• Relacionamento escola x pais e comunidade

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“Atendimento: todos o tempo todo!”

Modalidade: Treinamento com interação, casos, teatro, humor, teorias e vídeos

Duração: De 2 a 4 horas de treinamento

Público alvo: Profissionais que lidam com público

Conteúdo programático e adaptável a sua realidade:

O treinamento teórico e prático sobre o bom atendimento gerador de satisfação. Os profissionais que já participaram puderam descobrir de uma forma lúdica e prática como ampliar a satisfação de seus clientes através do atendimento competente.

Técnicas teatrais são usadas para a compreensão do diferencial de um atendimento interpretando e vivenciando cenas de bom e mal atendimento sob um olhar crítico desenvolvido ao longo do workshop.

Uma pesquisa científica sobre o poder do pensamento positivo e negativo é apresentada ao final do trabalho, convocando os participantes a uma linha de pensamentos e atitudes de orgulho em atender bem e a fazer parte de uma instituição que prima por bons relacionamentos.

  • DSC_0065Animada dinâmica de acolhida com personagem Seu Antônio em esquete teatral sobre tema.
  • Humor: “A mente bem humorada irriga-se e está pronta para o plantio”
  • Os 3 segredos de ouro para o marketing educacional e o atendimento de excelência
  • A qualificação dos serviços prestados começa pelo atendimento.
  • Como eu sou e como eu gosto de ser atendido?
  • Boca a boca na prática e ao vivo
  • Onde e quando acontece atendimento?
  • O momento mágico, o momento da verdade: empresa-pessoa!
  • ZMOT – Zero Moment of Truth
  • Quem é o (a) cliente?
  • Conhecer melhor para atender melhor
  • Mas porque atender bem? Só porque o chefe mandou?
  • Marketing emocional
  • Criando o diferencial
  • A importância da visão sistêmica no atendimento
  • Instrumentos para mensurar resultados
  • Aguçando a percepção na prática
  • O corpo fala, a roupa fala, o olho fala, até a boca fala!
  • Etiqueta em tempos de celulares e redes sociais
  • “A mensagem da água”
  • Comprometimento em uma nova época
  • Orgulho em atender bem
  • Diferencial: Você faz parte desta história
  • Um pouco da história da empresa e de sua identidade

Clique aqui e leia a matéria sobre o workshop que já foi ministrado em diversas escolas.

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“O virtual é real!”

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Modalidade: Palestra com humor, vídeos e interação

Duração: De 50 a 100 minutos (1 tempo ou 2 tempos)

Público alvo:  Estudantes e pais do Ensino Fundamental I e II

Importante: Subdivisão da palestra:

  • 3º e 4º ano do Ensino Fundamental
  • 5º e 6º ano do Ensino Fundamental
  • 7º e 8º ano do Ensino Fundamental
  • Pais e responsáveis por estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental

Conteúdo:

Uma conversa dinâmica com estudantes e/ou professores para esclarecer o que se pensava estar esclarecido. Com bom humor e muita verdade e “papo-sério”, a palestra aborda temas atuais e conscientiza sobre as atitudes e posturas no dia a dia de quem usa (e também de quem não usa) as novas tecnologias.

  • Versões específicas para estudantes de 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

    Versões específicas para estudantes de 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

    Abertura com cena teatral com o personagem KAUÊ, um garoto conectado – como tantos!

  • Socorro! WhatsApp e Facebook invadiram a escola! #descubra
  • Quem tem medo de Hackers, de Baleia Azul, de Momo ou de Grupos de Whatsapp?
  • O que é virtual? (Pierre Levy)
  • Como funciona a internet (de verdade)
  • Estamos todos conectados?
  • Privacidade x Anonimato
  • Internet: uma terra sem lei?
  • Leis específicas para internet
  • Responsabilidades
  • Direitos e Deveres
  • Cyber(?)bullying
  • Pontos positivos das novas tecnologias
  • Pontos negativos das novas tecnologias
  • As maçãs do senhor Peabody – uma fábula, uma verdade.
  • Perigos reais (será?):
  • O jogo da baleia azul
  • A série 13 reasons why
  • A boneca Momo
  • Fotos de crianças na internet
  • Whatsapp
  • Super-exposição
  • Redes Sociais
  • Hackers
  • Direitos de uso de imagem
  • Ouça seu coração
  • Quem gosta de game? (um jogo ao vivo para saber como você lida com a internet)
  • Tomou um susto quando o celular caiu na sua testa ao dormir?

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“Criando um roteiro de visita encantador”

 

Modalidade: Workshop de criação de um roteiro de visitação escolar encantador

Duração: De 2 a 4 horas de treinamento

Público alvo: Profissionais que lidam o receptivo do público escolar

Conteúdo adaptável a realidade de cada escola: O workshop pode ser apenas expositivo ou – o ideal – pode ter, ao seu final, exercícios práticos para a definição de um roteiro e rotina personalizados de visitação e pós-atendimento.

Clique aqui para acessar a apresentação sobre este workshop de VISITAÇÃO

 

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“Google Drive e Prezi – entrando no mundo da nuvem”

googledriveModalidade: Aula em laboratório de informática ou com laptop individuais

Duração: De 50 a 100 minutos (1 tempo ou 2 tempos)

Público alvo:  Professores e funcionários

 Conteúdo:

Treinamento sobre trabalho colaborativo online, usando as ferrramentas gratuítas no GoogleDrive e no Prezi.

  •  GoogleDrive
  • O que a “nuvem”?
  • Repensando armazenamento e compartilhamento de informação
  • Ferramenta para a criação de conteúdo colaborativo – “O Google Drive está à frente de seu tempo, é 100% online e possibilita que os usuários criem conteúdo em colaboração, isto é, usem o mesmo arquivo simultaneamente para, por exemplo, criar provas multidisciplinares ou textos de múltipla autoria.”
  • Word, Powerpoint, Excel e seu pendrive, online.
  • Prezi – Uma nova forma de organizar ideias.
  • O substituto do PowerPoint?
  • Um mapa cerebral
  • Esqueça a informação linear: não é assim que seu cérebro funciona
  • Do caos à criatividade – do papel ao Prezi
  • Criando apresentações para aulas incríveis e dinâmicas com o Prezi
  • O conhecimento está com o apresentador

 

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Currículo de palestras ministradas:

  • SINEPE (Sindicato das Escolas Particulares) – Florianópolis/SC
  • Colégio Elisa Andreoli – São José/SC
  • Colégio Nossa Senhora de Lourdes – Lavras/MG
  • Congresso dos Professores da Rede de Educação Vicentina 2018 – Belo Horizonte/MG
  • Rede La Salle de Educação – Porto Alegre/RS
  • Colégio La Salle São João – Porto Alegre/RS
  • Dia ANEC 2016 – Rio de Janeiro/RJ

  • Dia ANEC 2017 – Rio de Janeiro/RJ
  • Congresso Beet Brasil Educar 2016 – São Paulo/SP
  • Encontro da Rede de Educação Vicentina 2016 – Rio de Janeiro/RJ

  • Congresso da Rede de Educação Vicentina 2018 – Rio de Janeiro/RJ
  • SINEPE (Sindicato das Escolas Particulares) – Porto Alegre/RS
  • Fundação Bradesco – Rio de Janeiro/RJ
  • Colégio Notre Dame Ipanema – Rio de Janeiro/RJ
  • Colégio Notre Dame Recreio - Rio de Janeiro/RJ
  • Colégio Notre Dame Brasília – Brasília/DF
  • Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade – Brasília/DF
  • Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade – Caeté/MG
  • Colégio Nossa Senhora da Piedade – Belo Horizonte/MG
  • Colégio São José – Divinópolis/MG
  • Instituto Nossa Senhora da Piedade Jacarepaguá - Rio de Janeiro/RJ
  • Instituto Nossa Senhora da Piedade Flamengo – Rio de Janeiro/RJ
  • ESI – Educação Scalabriniana Integrada – Porto Alegre/RS
  • Centro Esportivo Ramiro – Rio de Janeiro/RJ
  • Mopi Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
  • Mopi Itanhangá – Rio de Janeiro/RJ
  • ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) – Belém/PA
  • Login 2018, 2017, 2016 e 2015 – Rio de Janeiro/RJ
  • Banco do Brasil (Associação de Funcionários) – Rio de Janeiro/RJ

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Sobre o palestrante

José Alessandro é Relações Públicas,  Tecnólogo em Informática e Ator.

José Alessandro é Relações Públicas especialista em Marketing Educacional, Tecnólogo em Informática e Ator.

José Alessandro é Relações Públicas – pela PUC-RS e Facha-RJ, Tecnólogo em Informática, Designer e Ator. Profissional criativo multimídia, especializado em Marketing Educacional, com 22 anos de experiência como gestor de Comunicação e Marketing Educacional. Com cursos e experiências vivenciadas em Londres (PRCA – Public Relations and Communications Association) e em Nova York (NSPRA – National School Public Relations Association e NYIT – New York Institute of Technology), utiliza-se de seu conhecimento empírico do dia a dia escolar aliado às teorias de Relações Públicas e Marketing criando ações dinâmicas e impactantes: com muitos exemplos práticos, cases de sucesso, técnicas teatrais e dinâmicas aplicadas. Conselheiro do Conselho Regional de Relações Públicas e autor do estudo “Manual de Marketing para Instituições de Ensino –  Relações Públicas: use antes que você precise”. Expôs seu treinamento sobre os 3 segredos de ouro no Marketing Educacional e palestrou diariamente na Feira de Inovações no Congresso Bett Brasil Educar – o maior evento educacional do país – em maio de 2016. Enquanto designer, a programação visual de centenas de eventos e instrumentos já passaram pelo seu olhar criativo. Em 2001, foi nomeado pelos Irmãos da Província Lassalista para implantação do departamento de comunicação de uma das maiores redes de escolas particulares do País, a Rede La Salle, onde conquistou por três anos consecutivos o prêmio conferido pelo SINEPE-RS à Melhor Revista de Educação do Rio Grande do Sul em 2005, 2004 e 2003, com a Revista Integração – da Rede La Salle. Atualmente é CEO da ZELE Comunicação que atende nove escolas no Rio de Janeiro e Minas Gerais, dentre elas o Colégio Notre Dame Ipanema, um dos principais centros educacionais da Zona Sul carioca e as duas unidades do Instituto Nossa Senhora da Piedade, ambas figurando entre as 10 melhores instituições católicas do Rio de Janeiro segundo o Enem.

 

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